sábado, 14 de novembro de 2015

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes.


Olá meninas, muitas das vítimas da doença, não sabem que sofrem com o problema. Para que houvesse a conscientização da população dos riscos, a Federação Internacional de Diabetes passou a realizar  no dia 14 de novembro o dia mundial especialmente para o tema. 
O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.
Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Sabemos que essa doença não tem cura, mas existem algumas coisas que podem ser  feitas para melhorar o estilo de vida, e até mesmo manter a doença controlada. 

1- Praticar atividades físicas, como a caminhada, a hidroginástica ou mesmo a musculação. Isso porque os exercícios físicos fazem com que o açúcar presente no sangue seja utilizado como fonte de energia pelos músculos, por um mecanismo independente da insulina, levando à redução da taxa de glicose sanguínea.

Outros benefícios dos exercícios para os diabéticos são:
Redução do peso em excesso, que leva à redução de resistência à insulina no diabetes tipo 2;
Melhora da circulação sanguínea, reduzindo assim os riscos de complicações cardiovasculares.
Lembrando que os exercícios físicos devem ser feitos com regularidade para que seus benefícios sejam alcançados.

2-Cuidar da alimentação:
 Uma dieta controlada é um dos tratamentos mais eficazes para baixar a diabetes.

Veremos então alguns alimentos aliados no controle do diabetes;

1- CEREAIS INTEGRAIS

O primeiro passo que você deve mudar na sua dieta é substituir todos os alimentos que você puder pela sua versão integral. Eles são ricos em proteínas, fibras e gorduras boas, que ajudam a manter a glicose estável.

2- BRÓCOLIS

É um dos principais alimentos que ajudam no controle da glicemia a longo prazo, pois é rico em cromo. Além disso, possui grande quantidade de antioxidantes e vitamina C.



3- CARNES MAGRAS

Frango e peixes são ótimas fontes de proteína, possuem baixo teor de gordura e são uma opção com menor índice glicêmico para substituir as carnes vermelhas.


4- MAÇÃ

A maça contém uma fibra chamada pectina, que atua no controle da glicemia e na redução do mau colesterol. Além disso, tem baixo teor calórico e é rica em fibras.



5- CENOURA

A cenoura contém uma grande quantidade de betacaroteno, um antioxidante natural eficaz em combater radicais livres. O seu consumo regular previne doenças como a cegueira noturna e diminui o risco de diabetes em quem não possui a doença.



6- BATATA DOCE

A batata doce é um dos alimentos mais utilizados pelos atletas e isso não acontece por acaso: ela possui um baixo índice glicêmico, que faz com que a liberação de glicose aconteça mais lentamente.



7- FEIJÃO

É rico em fibras solúveis que ajudam a manter o nível de glicemia estável, além de ser rico em vitaminas no complexo B, ferro e cálcio. É, também, uma grande fonte de proteína e pode ser utilizado como um substituto para a carne.



8- CANELA

A canela, além de extremamente saborosa, ajuda no controle do açúcar no sangue de forma natural e atua em enzimas que melhoram a receptividade da insulina no organismo.



9- ALHO

O alho é um dos seus grandes aliados na diabetes, pois auxilia na produção da insulina. 

10- A linhaça contém fibras que sofrem um processo de fermentação nos intestinos que faz com que o fígado produza e libere menos glicose no sangue.




Por hoje é só, fiquem com Deus, e até a próxima, bye bye!!!
E se cuidem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário